Água

Armazenamento e Distribuição

O armazenamento de água na ETA é realizado pelos reservatórios : elevado, apoiado e tanque de contato.( demonstrados nas figuras abaixo)

A finalidade do reservatório elevado é fornecer água tratada para a lavagem dos filtros, para a operação da ETA e arraste dos reagentes e para o abastecimento do setor de distribuição 1. Já o reservatório apoiado é responsável por abastecer o anel da macro distribuição. Enfim, o tanque de contato além de ser um ponto de dosagem de cloro, também tem a função de homogeneizar a ação deste na água.

A Sanepar conta com outros reservatórios, como os do sistema Bela Vista, que recebe água da ETA. Além disso, a agência administra outros sistemas que realizam captação de água subterrânea para fornecimento à população. A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:

  • Manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema;
  • Atender as demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou nos horários de pico de consumo, (na hora do almoço, por exemplo).
Sistemas Reservatórios Capacidade
Bela vista 2 1 milhão e 300 mil litros
Flamboyant 1 2,5 milhões litros
Morada do sol 1 100 mil litros
Morada dos ventos 1 132 mil litros
Buriti 1 400 mil litros

Depois de passar pelos respectivos reservatórios, a água segue por tubulações maiores que a encaminham para as redes de distribuição e posteriormente ao cavalete das residências. Cada setor de distribuição do município contém entre 500 e 5.000 ligações domiciliares, em grande parte hidrometradas.

Segundo o Sistema Nacional de informações sobre Saneamento (SNIS), Paragominas conta com 176 km de rede de distribuição de água, composta por tubulações em diversos diâmetros, atendendo aproximadamente 14.000 ligações que estão distribuídas em 41 bairros da cidade. Apenas cinco bairros da cidade não possuem rede de distribuição administrada pela Sanepar. São eles: Promissão I, Angelim,Uraim I, JK e Nova Esperança.

Anualmente, a Agência implanta cerca de 20 km de novas redes em áreas que antes não eram efetivamente atendidas, bem como realiza a substituição de redes antigas ou fora dos padrões técnicos.

Reservatório Apioado
Tanque de Contato
Reservatório Elevado
Sistema Bela Vista
Sistema Bela Vista
Sistema Flamboyant
Sistema Morada do Sol
Sistema Morada dos Ventos
Sistema Buriti

Curta Nossa Página

Av. Monte Líbano- Prédio do Saci, s/n - Centro, Paragominas/PA, CEP: 68.628-200 - Ver localização no mapa.
CNJP: 10.575.398/0001-48 | Fone: (91) 3729-8018 | Fax : 3729-8018
© 2014 - Agência de Saneamento de Paragominas