Água

Manancial e Captação

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais (lagos, nascentes de rios, represas, etc) ou subterrâneas (lençois freáticos ou poços) que podem ser utilizadas para o abastecimento público, de modo que os cuidados preventivos inerentes ao processo de captação de água nesses locais são de suma importância para a qualidade da água no final de todo o processo de tratamento realizado nas unidades subsequentes.

A Estação de Tratamento de Água de Paragominas realiza a captação de água do rio Uraim para o abastecimento público do município. A captação é feita através de conjuntos elevatórios submersíveis de eixo vertical, cujas bombas são instaladas em um poço de sucção alimentado pelo rio através do canal de aproximação. Esses conjuntos estão abrigados na casa de bombas. O poço de sucção conta com grades de barras para retenção de sólidos grosseiros e stop logs de vedação.

A vazão do rio Uraim é de 20.000 L/s , enquanto o volume de água captada é de apenas 180L/s. Esses dados comprovam a existência de um balanço hídrico e garatem a segurança do equilibrio do manancial com a atividade de captação.

Curta Nossa Página

Av. Monte Líbano- Prédio do Saci, s/n - Centro, Paragominas/PA, CEP: 68.628-200 - Ver localização no mapa.
CNJP: 10.575.398/0001-48 | Fone: (91) 3729-8018 | Fax : 3729-8018
© 2014 - Agência de Saneamento de Paragominas