Dicas

Uso racional da água

Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas - ONU, cada pessoa necessita de 110L por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode atingir 200L por dia.

A economia de água pode ser feita com pequenas mudanças nos hábitos domésticos, sem comprometer o conforto e o atendimento das necessidades do dia-a-dia. Afinal, o consumo exagerado e o desperdício trazem prejuízos ao seu bolso e às futuras gerações.

  • No Banho

    Os banhos são responsáveis por cerca de 30% do consumo doméstico de água de uma residência. Especialistas comprovam que 5 minutos são suficientes para uma higienização completa que não propicie desperdícios.

    A economia aumenta fechando o chuveiro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos com o registro aberto consome cerca de 135 litros de água, com a atitude certa, fechando o registro enquanto passamos sabonete, esse consumo cai para 45 litros.

  • Roupas

    A economia de água na limpeza de roupas começa antes da lavagem. O ideal é juntar a roupa suja para lavar de uma só vez, e não várias vezes por semana. Não lave uma peça por vez! No uso de lavadora de roupa, é sempre bom utiliza-la cheia e reaproveitar a água para a limpeza do quintal, área de serviço ou calçada.

  • Para o Carro

     

    Ao lavar o carro, utilize baldes de água e panos ao invés de mangueira. Numa lavagem de 30 minutos utilizando uma mangueira com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Ao utilizar um balde, o gasto de água é de aproximadamente 40 litros.

  • Louça

    Ao lavar louças, a dica para reduzir o gasto de água é primeiro limpar os restos de comida dos pratos e panelas com esponja, ensaboando toda a louça em uma parte da pía, e encher a outra com água, depois enxaguar de uma só vez. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.

  • Descarga

    As descargas dos vasos sanitários representam cerca de 25% do consumo de água na residência, por isso manter a válvula da descarga sempre regulada e não acioná-la à toa são atitudes que podem diminuir significativamente o gasto de água. Além disso, nunca jogue lixo dentro do vaso, pois causa o entupimento do encanamento e o lixo pode voltar para sua casa.

  • Calçada

     

    Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio de sua residência. A limpeza de calçadas utilizando mangueira promove um enorme desperdício de água. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Evite lavar garagens e calçadas, bem como regar jardins, várias vezes por semana.

  • Ao escovar os dentes

     

    Durante a escovação, deixe a torneira fechada e só abra para o enxágue. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

  • Barba e Rosto

     

    A dica é não demorar! Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Fechando corretamente a torneira, esse consumo cai para 2 ou 3 litros. Lavando o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. O fato é que por mais simples que a atividade pareça ser, ela representa um risco potencial ao desperdício caso não se tenha uma atitude consciente.

  • Higienização de Frutas e verduras

    Na higienização de frutas e verduras, utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível. Para utilizar um copo de água sanitária , são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

  • Equipamentos

     

    Cuidado com o hidrômetro! Se suspeitar de vazamentos no aparelho, ligue para a Sanepar. Caso o usuário suspeite de vazamentos internos, ele mesmo deve contratar um técnico para os trabalhos de vistoria.

  • Mantenha a Torneira sempre fechada

     

    Feche a torneira ao ensaboar as mãos, escovar os dentes e fazer a barba. Só abra quando for realmente utilizar a água. Confira sempre se a torneira está totalmente fechada. Uma torneira com um filete de 1mm desperdiça, em média 1.280 litros de água por dia.

Curta Nossa Página

Av. Monte Líbano- Prédio do Saci, s/n - Centro, Paragominas/PA, CEP: 68.628-200 - Ver localização no mapa.
CNJP: 10.575.398/0001-48 | Fone: (91) 3729-8018 | Fax : 3729-8018
© 2014 - Agência de Saneamento de Paragominas