Histórico

A Agência de Saneamento de Paragominas nasceu por iniciativa do Executivo municipal em 2009, que reassumiu a concessão do abastecimento da cidade, atendendo ao veredicto final da população, que em audiência pública decidiu que Paragominas deveria ter uma Autarquia Municipal que gerenciasse esses serviços. Desta forma, no final de 2008, a Câmara Municipal aprovou a Lei 682/2008, criadora da agência e o Prefeito Adnam Demachki a sancionou, dando início aos avanços no setor de saneamento desde então. Em 09 de Setembro de 2009, a Sanepar iniciou a operação da ETA- Uraim com capacidade para produzir 180/L/s construída em Parceria com a Vale.

Desde então, Paragominas avançou consideravelmente no setor de saneamento, aumentando sua área de atendimento à população. Em menos de cinco anos, o município saltou de 6 mil residências atendidas, para 17 mil, triplicando o fornecimento, com investimentos na expansão de rede, que em 2005 somava apenas 60 km e agora já contabiliza mais 190 km em toda área urbana da cidade.

A Prefeitura Municipal através da Sanepar também aumentou o número de funcionários para melhor atender a população e investiu na qualidade da água fornecida com a implantação de um laboratório próprio, que diariamente realiza dezenas de coletas nos bairros e analisa os padrões definidos por Lei para potabilidade da água.

Com vistas ao crescimento populacional a Prefeitura tem realizado grandes obras em Parceria com o Governo Federal, onde se inclui a Construção do Reservatório Flamboyant, com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros e que possibilitou expandir o abastecimento para os bairros Promissão II e III, Helena Coutinho, Flamboyant, Jardim América e logo, logo para Novo Horizonte e Nova esperança.

O atual gestor municipal, prefeito Paulo Pombo Tocantins, também em 2013 apresentou ao Ministério das Cidades um projeto para duplicação do abastecimento de água, com a construção de mais 2 Estações de Tratamento, 4 Reservatórios, 33km de rede e 6km de adutora, além de investimentos em automação e controle operacional que possibilitarão expandir para toda cidade, água tratada de qualidade e em abundância.

Esgoto

 

No que diz respeito ao serviço de esgotamento sanitário, Paragominas encontra-se em plena fase de construção da Estação de Tratamento de Esgoto Novo Horizonte. Atualmente, desenvolve-se a construção da Primeira fase do projeto, que irá inicialmente abranger as áreas de coleta referentes às bacias D e G que correspondem a Promissão III. Além disso, a Sanepar realiza a coleta e o tratamento do esgoto sanitário da população residente nos bairros: Morada do Sol e Morada dos Ventos, beneficiando cerca de 2 mil famílias.

Os serviços de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o desenvolvimento de um município, aliado a melhoria da qualidade de vida da população em questão. Sendo assim, o sistema de tratamento de efluentes sanitários visa atender em um só local, gradativamente, toda a demanda do município. Caracterizando- se como mais uma obra necessária a estar sendo realizada em benefício da qualidade de vida da população.

 

Curta Nossa Página

Av. Monte Líbano- Prédio do Saci, s/n - Centro, Paragominas/PA, CEP: 68.628-200 - Ver localização no mapa.
CNJP: 10.575.398/0001-48 | Fone: (91) 3729-8018 | Fax : 3729-8018
© 2014 - Agência de Saneamento de Paragominas