Expansão do abastecimento de água

Em 2013 foi aprovado junto ao governo federal, o investimento no valor de 30,8 milhões de reais destinados à ampliação do abastecimento de água em Paragominas.O recurso obtido através do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC 2, tornará possível atender outros milhares de habitantes até atingir o objetivo de fornecer água tratada para 100% da população. Para isso, será realizada a duplicação da Estação de Tratamento de Água -Uraim, que abastece atualmente 47% da população de Paragominas, com uma vazão de 180l/s.  

A expansão do abastecimento promoverá a construção de um novo módulo de tratamento, com as mesmas proporções do atual ,incluindo: floculador hidráulico, dois decantadores e quatro filtros, atingindo uma vazão de 360l/s. Além disso a nova estação contará com um sistema de tratamento de efluentes, que será fundamental para reciclagem da água utilizada nos processos, permitindo a reutilização de produtos químicos e a diminuição da água bruta captada no rio Uraim, reduzindo as perdas e otimizando a funcionalidade do sistema.

Além de alterações na ETA, serão construídos um  reservatório com capacidade de armazenamento de 300m³ de água e um Booster no bairro Juscelino Kubistchek, que é atualmente abastecido por poços rasos individualizados nas residências. E a reforma de uma estação elevatória de água tratada no setor 15. Somado a isso, a ampliação da rede de distribuição de água tratada será de mais de 25.000 metros, onde 20.800 serão para levar água de qualidade aos bairros JK e Nova Esperança, diretamente beneficiados pelo novo sistema. Serão implantados cerca de 13.300 hidrômetros domiciliares com a finalidade de diminuir perdas e desperdício de água, proporcionar melhoria na aferição do consumo de cada ligação, propiciar uma cobrança mais justa pelos serviços oferecidos, além de caracterizarem-se como um importante instrumento para que o próprio usuário controle o seu consumo, conscientizando-se e evitando desperdícios.

Além disso, na entrada de cada setor de distribuição será implantada uma estação de medição e controle que permitirá monitorar as grandezas hidráulicas principais (vazão e pressão), de modo a permitir o efetivo controle operacional sobre o sistema. Toda medição de volumes por macro medidores será controlada e operada por telemetria, permitindo que o operador do sistema possa interagir remotamente com os equipamentos instalados em campo. Possibilitando receber em tempo real dados de vazão de um medidor ou do nível de um reservatório, efetuar monitoramento e controle de uma estação elevatória, realizar manobras como aberturas de registros e válvulas, e até acompanhar o consumo de um grande consumidor.

Uma recente obra fruto da aplicação do recurso federal,  construído pela Prefeitura Municipal e operado pela Sanepar é o reservatório apoiado de 2,5 milhões de litros de água localizado no bairro Flamboyant, junto a mais dois poços artesianos, e um sistema de tratamento com dosagem de cloro e correção do Ph. Essa série de ações trará benefícios diretos para cerca de 9.450 famílias que residem nos bairros: Flamboyant, Promissões I, II, III e parque IV, Novo Horizonte, Helena Coutinho, Morada do sol, Juscelino Kubistchek e Nova Esperança, representando mais um passo rumo à melhoria de vida de milhares de pessoas que terão ainda mais motivos para verem Paragominas como um lugar bom pra se viver.

Curta Nossa Página

Av. Monte Líbano- Prédio do Saci, s/n - Centro, Paragominas/PA, CEP: 68.628-200 - Ver localização no mapa.
CNJP: 10.575.398/0001-48 | Fone: (91) 3729-8018 | Fax : 3729-8018
© 2014 - Agência de Saneamento de Paragominas